5 de abr. de 2010

HAITI

Zé Maria visita acampamento de desabrigados no Haiti

Delegação da Conlutas chega ao país arrasado pelo terremoto para levar solidariedade de classe

Acampamento de desabrigados em Porto Príncipe

A delegação reunindo sindicalistas da Conlutas embarcou na madrugada dessa terça-feira, dia 30, chegando ao Haiti na tarde do mesmo dia. A delegação é composta por Zé Maria, dirigente da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais; Cecília de Paula, Cláudia Durans e Elvio Mariano, do Andes e Vivaldo Moreira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Logo no desembarque no aeroporto Toussaint Loverture, a delegação pôde se deparar com os rastros da destruição do terremoto de fevereiro, assim como a ocupação militar norte-americana.

“Enormes rachaduras são evidentes no aeroporto; assim como a visão da ocupação militar norte-americana, com helicópteros estacionados próximo à pista de pouso e soldados improvisados no salão de desembarque” , relata Rodrigo Correa, jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), que acompanha a delegação.

Os representantes da Conlutas foram recebidos pela organização sindical Batay Ouvryie (Batalha Operária), que agradeceu a campanha de solidariedade impulsionada no Brasil e que permitiu à entidade haitiana iniciar seu processo de reestruturação. Até agora já foram enviados o equivalente a mais de R$ 160 mil, em duas remessas. Na primeira reunião que as duas organizações tiveram em solo haitiano, o dirigente Didier Dominique relatou a difícil situação vivida pelo povo do país. “A comunicação ficou mais difícil e o transporte ficou quatro vezes mais caro”, disse.

País arrasado

No caminho para o abrigo, a delegação testemunhou a precariedade da situação do povo haitiano, assim como a absoluta ausência de qualquer tipo de reconstrução do país. “Os entulhos continuam por toda a parte! As pessoas continuam ‘vivendo’ em espaços de poucos metros quadrados, pequenas barracas” , relata o jornalista.

No dia 31, Zé Maria foi entrevistado por uma rádio local e falou sobre a campanha de solidariedade internacional aos trabalhadores haitianos, assim como a luta pelo fim da ocupação militar no país. A delegação visitou ainda acampamentos de desabrigados organizados pela Batay Ouvryie. Os brasileiros puderam testemunhar um protesto contra o presidente René Préval que reuniu centenas de haitianos, assim como a ação intimidatória da Minustah.


Conlutas no Haiti 2010 from SindMetalSJC on Vimeo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.