17 de mai. de 2011

Estudantes promovem beijaço contra homofobia na Esquina Democrática
No dia 18 de maio, quarta-feira, às 12h30 casais homossexuais irão ao centro da cidade em ato de repúdio ao preconceito e à discriminação
Não é só com cartazes e palavras de ordem que estudantes reivindicam seus direitos e uma sociedade mais justa. Na Esquina Democrática, em Porto Alegre, quarta-feira, 18, às 12h30, acontecerá um Grande Beijaço. Casais homossexuais irão protestar contra a homofobia, por meio do beijo. A manifestação está sendo organizada pela Assembléia Nacional dos Estudantes - Livre! (Anel) que vem articulando secundaristas e universitários em uma campanha nacional contra a homofobia. 

“É necessário que atos como estes sejam reproduzidos ao longo do país, para que esta discussão torne-se cada vez maior, pois não podemos deixar que a homofobia torne-se uma prática corriqueira”, alertam os integrantes da Anel. 

O Beijaço de Porto Alegre se insere num contexto nacional, a campanha da Assembléia Nacional dos Estudantes - Livre! pede ao governo que aprove a PLC122, a qual criminaliza a homofobia e pune os homofóbicos. 

Na Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 27 de abril deste ano, estudantes também se manifestaram através do Beijaço Gay, cerca de 150 pessoas foram ao gramado da reitoria protestar contra a homofobia. O ato foi motivado por um caso de violência contra um casal gay em uma calourada no campus.

Homofobia no Brasil
Segundo o relatório Anual de Assassinato de Homossexuais de 2010 realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), foram documentados 260 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no Brasil no ano passado. No topo da lista a Bahia é o estado que mais há atos contra a vida de gays, travestis e lésbicas, com 29 homicídios. O Rio Grande do Sul está na vigésima posição com quatro assassinatos. O GGB coleta dados sobre homofobia no Brasil há três décadas.

O que é? Beijaço contra a homofobia
Quando? 18 de maio, às 12h30
Onde? Esquina Democrática, Porto Alegre

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.