18 de mai. de 2011

Na mídia - Beijaço contra a homofobia

Portal Terra                                                                                                                            

Com beijaço no RS, gays defendem criminalizar homofobia

18 de maio de 2011 15h20 atualizado às 15h26

O casal Anderson Souza e Vagner Carvalho, juntos há 6 anos, foram ao centro de Porto Alegre (RS) nesta quarta-feira para comemorar os avanços obtidos pelos homossexuais no Brasil e também para mandar um recado a quem trata os gays com preconceito. "Somos normais, pagamos nossos impostos e contas e temos o direito de casar e sermos felizes". Eles participaram do "Beijaço contra a homofobia", que reuniu cerca de 100 pessoas na Esquina Democrática, tradicional ponto de manifestações da capital gaúcha.
Promovido pela Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre! (Anel), o ato integrou homossexuais e simpatizantes, que exigem a aprovação do Projeto de Lei (PL) 122, de autoria da ex-deputada Iara Bernardi, que pede a criminalização da homofobia. "Só vamos ter um avanço de consciência das pessoas quando o PL for aprovado. Não basta o movimento gay se organizar se não tivermos o amparo da lei e do governo", defendeu Renata Morais dos Santos, 24 anos.
Durante uma hora, das 12h30 às 13h30, os organizadores do beijaço distribuíram panfletos, gritaram palavras de ordem contra a discriminação, conversaram com as pessoas e promoveram um beijo coletivo duas vezes. "Isso é simbólico e mostra a necessidade da liberdade de expressão e da plena vivência da sexualidade da sociedade. Temos que exigir do governo a aprovação do PL, porque já foram muitas agressões e assassinatos motivados por ódio homofóbico e é hora de acabar com isso", disse Gylian Vinicius Cidade, 21 anos.

Sem vergonha de se expor
A estudante de Artes Cênicas Geovana Bortolini, 18 anos, bissexual assumida, disse que revelar a sua opção sexual é fundamental para derrubar o preconceito. "Enquanto a gente ficar só esperando que os outros aceitem sem mostrar para eles como é, será difícil eles perceberem o quanto é importante a aceitação".
Opinião semelhante têm Anderson Souza e Vagner Carvalho, que pretendem formalizar a união estável nos próximos meses. "Estamos lutando pelos nossos direitos e não queremos agredir ninguém. As pessoas têm que entender que todo mundo deve ser feliz como é, como gosta e como acredita. Preconceitos contra cor, classe social e sexo não cabem mais em pleno século 21", disse Anderson.
Sem nenhum distúrbio registrado, o ato foi bem recebido por pessoas como Nara Regina Duarte, 53 anos, que passava pelo local. "Eu acho muito importante isso, pois o preconceito é uma forma muito triste de expressão e de vida. Você tem que ver e viver com os olhos bem abertos para o futuro".

Homofobia no Brasil
O Brasil tem a maior parada gay do mundo, mas é recordista em agressões e assassinatos homofóbicos. Segundo o relatório Anual de Assassinato de Homossexuais de 2010 realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), foram documentados 260 assassinatos de gays, travestis e lésbicas no País no ano passado.
No topo da lista, a Bahia é o Estado que mais registra atos de violência, com 29 homicídios. O Rio Grande do Sul está na 20ª posição, com quatro assassinatos. O GGB coleta dados sobre homofobia no Brasil há três décadas.

STF decide a favor de união gay
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 5 de maio de 2011 pelo reconhecimento de união estável entre pessoas do mesmo sexo. Todos os dez ministros aptos a votar foram favoráveis a estender a parceiros homossexuais direitos hoje previstos a casais heterossexuais - o ministro Dias Toffoli se declarou impedido de participar porque atuou como advogado-geral da União no caso e deu, no passado, parecer sobre o processo.
Com o julgamento, os magistrados abriram espaço para o direito a gays em união estável de terem acesso a herança e pensões alimentícia ou por morte, além do aval de tornarem-se dependentes em planos de saúde e de previdência. Após a decisão, os cartórios não deverão se recusar, por exemplo, a registrar um contrato de união estável homoafetiva, sob pena de serem acionados judicialmente. Itens como casamentos civis entre gays ou o direito de registro de ambos os parceiros no documento de adoção de uma criança, porém, não foram atestados pelo plenário.

 Portal G1 - Rede Globo                                                                                                     

Estudantes promovem 'beijaço' gay em Porto Alegre

Protesto pediu aprovação de projeto de lei que criminaliza homofobia.
Manifestação foi realizada na Esquina Democrática, no Centro da capital.

Estudantes universitários e secundaristas promoveram um "beijaço" em Porto Alegre nesta quarta-feira (18) para protestar contra a homofobia. O protesto foi organizado por integrantes da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) na Esquina Democrática, no Centro da capital. Em Brasília, foi realizada uma marcha nacional contra a homofobia.

"Aqui em Porto Alegre, tem um local que se chama Olaria. É um local onde a juventude homossexual se encontra e que tem sido fortemente reprimido. O ato tem a ver com o protesto nacional e pega pautas específicas. O eixo principal é pela aprovação da criminalização da homofobia", explicou a estudante Martina Pereira Gomes, que integra a Anel.

 Site do Jornal do Comércio   

Homossexuais promovem ''beijaço'' pela criminalização da homofobia


 A manifestação aconteceu na Esquina Democrática.

Uma manifestação pelos direitos dos homossexuais foi realizada nesta quarta-feira (18) na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. Iniciativa da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel), em parceria com a Central Sindical Popular (Conlutas), o protesto, que começou por volta das 12h30min, reivindicou a criminalização da homofobia. Casais homossexuais realizaram um "beijaço" em repúdio ao preconceito e à discriminação.

A aprovação do projeto de lei 122/06, que tramita no Congresso Federal, é a maior reivindicação dos participantes da movimentação. O PL torna crime a homofobia e estabelece aos homofóbicos penas semelhantes às imputadas a quem pratica racismo.

Hoje também acontece uma manifestação em Brasília. A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) promove, na Esplanada dos Ministérios, a 2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia.

De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais, realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), em 2010 foram assassinados 260 gays, lésbicas e travestis no Brasil. No Rio Grande do Sul, que ocupa o 20º lugar entre os estados, as vítimas do preconceito foram quatro. O estado com o maior número de mortos foi a Bahia, com 29. 


 Site da ZERO HORA | 18/05/2011 | 14h13min

FOTO: Casais homossexuais promovem beijaço em repúdio ao preconceito na Capital

Grupo pede a aprovação do Projeto de Lei 122, que propõe a criminalização da homofobia

Como forma de protestar contra a homofobia e a discriminação, um grupo de jovens promoveu um "beijaço" na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, no início desta tarde. Embaixo de uma bandeira do Movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros), oito casais homossexuais se beijaram em frente a dezenas de curiosos que pararam para assistir à cena.

Com o ato, os casais também pedem a aprovação do Projeto de Lei 122, que propõe a criminalização da homofobia.

A manifestação foi organizada pela Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre! (Anel), com a Central Sindical Popular (CSP) - Conlutas, que articula secundaristas e universitários em uma campanha nacional contra a homofobia.


TV - JORNAL DO ALMOÇO (RBS/GLOBO)
A reportagem se encontra aproximadamente aos 4min 30s


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.