2 de jul. de 2012

Convenção lança alternativa socialista à prefeitura de Porto Alegre






Érico Correa, sindicalista e dirigente da Frente Política PSTU-CS, terá sua campanha a serviço da luta dos trabalhadores. 

Sábado, 30 de junho, a Frente Política PSTU-CS anunciou oficialmente a candidatura dos sindicalistas Érico Correa e Resplande da Sá, à prefeitura de Porto Alegre. A convenção ocorreu no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores, que não foi suficiente para os mais de 150 apoiadores que se reuniram durante o ato político.
A convenção foi conduzida pela professora Neida Oliveira, 1ª Vice-presidente do CPERS e dirigente da CS e pelo professor Altemir, dirigente do PSTU-RS. Mais do que um lançamento de candidaturas, a convenção foi um ato para solidificar o processo de atuação conjunta na luta cotidiana dos trabalhadores, que está sendo construído pelas duas organizações.

Também foram apresentados pela Frente os nomes dos candidatos e candidatas a vereadores, que junto com Érico Correa serão responsáveis por defender um programa socialista para a juventude e a população trabalhadora de Porto Alegre. A chapa de vereadores é composta por Vera Guasso, coordenadora geral do SINDPPD-RS, que concorreu duas vezes ao senado e a prefeitura nas últimas eleições; Júlio Flores, professor da rede estadual e municipal, que já foi um dos candidatos a vereador mais votados da capital; André Behl servidor municipal da saúde e Matheus “Gordo”, coordenador do DCE da UFRGS. 

Porto Alegre para os Trabalhadores

A frente de uma enorme faixa com os dizeres: Dilma, Tarso e Fortuniti governam para os patrões! Os candidatos à câmara e a prefeitura de Porto Alegre pela Frente Política PSTU-CS apresentaram sua visão de Porto Alegre e como será construída a campanha. Nenhuma candidatura terá financiamento de empresários e todas serão sustentadas e organizadas pelos próprios trabalhadores, diferente do conjunto das campanhas que concorrerão na capital gaúcha.

A candidatura de Érico estará a disposição dos educadores gaúchos para fortalecer a luta pelo piso salarial; dos municipários que lutam pelo SUS 100% estatal e  pela reposição das perdas salariais, das mulheres que necessitam de mais creches e educação infantil, daqueles que lutam por moradia, por saneamento básico, da juventude trabalhadora que tem seus sonhos tolidos numa cidade que está organizada a serviço do capital.

Em sua manifestação Érico Correa, candidato a prefeito, falou da falsa polarização entre as três candidaturas Manuela D’Ávila (PC do B), José Fortunati (PDT) e Adão Villa Virde (PT) que juntos no governo federal e estadual governam para os donos de empreiteiras, os banqueiros e empresários que exploram, oprimem e humilham os trabalhadores brasileiros. Também falou da importância da independência de classe, e por isso da independência financeira, que o PSOL há tempos já abandonou. Terminou sua manifestação fazendo menção a luta dos trabalhadores paraguaios e citando Trotsky: “Ela virá, a revolução conquistará a todos o direito não somente ao pão mas, também, à poesia”

Com um final emocionante, a convenção de lançamento de candidaturas das Frente Política PSTU-CS terminou com os presentes de pé com bandeiras em mão e punho cerrado cantando o hino dos trabalhadores, o hino da Internacional Comunista!

Um Programa socialista, construído em conjunto com a militância

No dia 1º julho, domingo, durante toda a manhã militantes, simpatizantes e convidados puderam discutir com seus candidatos um programa socialista para os trabalhadores e juventude de Porto Alegre. Após um debate como o tema “Um programa socialista” os participantes dividiram-se em seis grupos de discussão para aprofundar os temas em Saúde, Educação, Transporte, Habitação, Opressões e Juventude.
O Seminário terminou com um esboço de um programa com medidas concretas para combater a injustiça social em Porto Alegre, transformando-a em uma cidade para os trabalhadores. Diferente dos outros partidos e frente, o PSTU e a CS optaram por construir seu programa com os ativistas e representantes das lutas sociais de diversos setores.

2 comentários :

  1. Boa Tarde companheira(o)s:

    Achei muito interessante aforma como PSTU e Cs na Frente de Trabalhadores discutiram um Programa paras nossa porto Alegre e como trabalhador em educação desse município me integro à discussão e gostaria de estar a par e participar dos próximos debates acerca do assunto.

    Marcelo Regius Gomes Bastos.
    maregius7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa luta! Contra o a mesmice e o centrão!
    http://evertonpereirablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.