9 de abr. de 2014

25 milhões para a Copa e aumento da passagem para o povo!



Por Matheus Gomes da Juventude do PSTU

Fortunati insultou a população ao sancionar o aumento das passagens para R$ 2,95. O que ele quer é acabar com a conquista que tivemos em 2013 e serviu de exemplo para todo o Brasil! O prefeito mostra seu comprometimento com os empresários do transporte e a FIFA, a menos de 70 dias do início da Copa. Para eles, sobra lucro e isenções: as estruturas temporárias da Copa serão construídas com dinheiro do povo, cerca de R$ 25 milhões em isenções fiscais. Para nós, o que resta é o ônibus lotado e quando vamos às ruas, somos tratados com violência pela Brigada Militar! Falta ar condicionado e as demoras estendem ainda mais a volta pra casa ou a ida ao trabalho. Além disso, o valor que as famílias gastam com passagem impede que se compre mais alimentos num momento em que o preço do leite e do tomate nunca estiveram tão caros. Para as mulheres isso tudo é ainda pior: os ônibus lotados fazem homens machistas ficarem encoxando e a demora dos ônibus deixa a mulher mais exposta à violência nas paradas.


Todos nós que andamos de ônibus sabemos que a CARRIS, por mais que ainda falte melhorar muito, é a melhor empresa de ônibus de Porto Alegre. E ela é pública. Só tirando o transporte das mãos dos empresários que vamos resolver o problema. Desafiamos o Prefeito e os donos das empresas a andar de ônibus uma semana pra ver se acham que é de qualidade. Por isso defendemos a estatização do transporte para que ele seja 100% público e 100% CARRIS. Dessa forma garantiremos o passe livre para todos estudantes e desempregados e uma transporte de qualidade para toda a população, rumo a tarifa zero em Porto Alegre!
A luta popular e organizada já mostrou sua força. Ano passado, após muita luta conseguimos barrar o aumento e ainda forçamos a redução da passagem. Mas a disposição do prefeito Fortunati em favorecer os empresários do transporte continua. Chegou a hora de ir pra rua e mostrar que o povo não aceita mais!
Não ao aumento da passagem!
Porto Alegre 100% Carris. Estatização das empresas de ônibus sob o controle dos trabalhadores!
Passe Livre para estudantes e desempregados já!
Não à criminalização dos movimentos sociais!
Chega de dinheiro para os banqueiros e a FIFA: 10% do PIB para a saúde e 10% do PIB para a educação!
Dilma, escuta: NÃO COPA VAI TER LUTA!