18 de jul. de 2013

VITÓRIA DA OCUPAÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES




Em assembléia lotada, os manifestantes que ocupavam a Câmara de vereadores há uma semana, ratificaram acordo da Comissão de Negociação que acordou a vitória do movimento.



7 dias que abalaram Porto Alegre!
Ontem será um dia lembrado por milhares de lutadores. Depois de uma semana ocupados, o Bloco de Lutas pelo Transporte 100% Público conquista sua pauta de reivindicações e declara que irá continuar na rua, mobilizando até que o passe-livre seja conquistado.
A vitória de ontem a noite garantiu que a Câmara protocole nossos dois projetos de lei. O primeiro projeto visa instituir o passe livre no sistema de transporte coletivo por ônibus em Porto Alegre para estudantes e desempregados. O segundo visa instituir a abertura e a transparência das contas relativas ao transporte urbano municipal de Porto Alegre. Ambas as pautas justas, legítimas e possíveis de serem implementadas.
Na última semana Porto Alegre foi abalada por uma grande mobilização do Bloco de Lutas, a ocupação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Eram quase 18h quando no dia 10 de julho integrantes do Bloco entraram no plenário da Câmara e em jogral declaravam sua ocupação. Depois de meses de mobilizações de ruas que chegaram a reunir mais de 20 mil manifestantes, a ocupação foi um importante momento para o avanço da luta.
Muitos jornalistas noticiaram que a Câmara estaria parada, por causa da ocupação. Ledo engano, a “Casa do Povo” nunca esteve tão viva. Nunca se trabalhou tanto nessa Casa. Desde o primeiro instante da ocupação os manifestantes se dividiram em comissões, que garantiram alimentação para cerca de 200 pessoas por refeição, segurança, limpeza, que negociaram com os vereadores e que fizeram a comunicação do Bloco nas Redes Sociais. Durante essas 180 horas de ocupação realizou-se GTs de educação, gênero, sexualidade; oficinas de arte, cultura e política; organizou-se um grande seminário que construiu dois projetos de leis – protocolados pelos vereadores.



A juventude perdeu o medo!
As jornadas de junho mostraram a possibilidade de vitórias quando se sai às ruas. Os grandes atos protagonizados em Porto Alegre se enfrentaram com a dura repressão da Brigada Militar. Essa juventude que se enfrentou com a polícia rompeu com o medo, avançou na sua consciência e tomou as rédeas da história. A ocupação da Câmara de Vereadores mostrou que assim como foi em abril – quando se revogou o aumento das passagens em Porto Alegre – e junho, julho não será diferente, as ruas continuarão cheias.
Só podemos vencer se conhecermos contra o que lutamos! Para conquistarmos o passe-livre as mobilizações irão continuar. Depois da vitoriosa ocupação, o projeto de lei estará sob responsabilidade do executivo. Se depender do bloco, o prefeito da capital, José Fortunati (PDT), não terá uma noite de sono tranqüilo.
Na manhã dessa quinta-feira a Câmara foi desocupada, mas as mobilizações continuam. O Bloco sai da Câmara direto para Prefeitura. Hoje tem ato às 19h em frente a Prefeitura Municipal!

 

 


O Bloco de Lutas pelo Transporte 100% Público
As articulações do Bloco começaram bem antes o início desse ano, porém foi em janeiro de 2013 que essa forma organizativa começou a se desenvolver de forma mais ativa. Desde aí foram dezenas de atos, milhares de pessoas que marcharam juntas, em torno da pauta do transporte público. A luta do Bloco já foi responsável pela revogação da passagem em abril e pela diminuição em junho. Nas grandes mobilizações de São Paulo, que reuniram mais de 100 mil pessoas, via-se faixas com os dizeres remetendo a luta de Porto Alegre. Essas conquistas e exemplos mostram um caminho a seguir, o da unidade dos lutadores!
Na noite de ontem, em meio a muitas falas emocionadas, foi destacado a importância da unidade da esquerda que deu origem ao Bloco. Uma unidade que foi colocada a prova nessa ocupação. O Bloco sai desse processo vitorioso, mais forte e mais unido, para continuar lutando até que o passe –livre seja conquistado.
  movimento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe sua opinião! O PSTU Gaúcho agradece sua participação.